Como Fazer seu Blog Aparecer na Primeira Página do Google

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Estudos comprovam que os sites  posicionados na primeira página do google recebem mais de 91% dos cliques dos usuários. Ou seja, se você não está entre as dez primeiras posições para uma determinada palavra-chave dificilmente seu site irá receber visitas orgânicas. Esse é um dos principais motivos que leva ao fracasso a maior parte dos negócios online. Por diversas razões essas pessoas simplesmente não conseguem se posicionar entre os primeiros resultados e isso afeta diretamente o desempenho de seus sites. Se você deseja ter sucesso em seu projeto precisa descobrir como fazer seu blog aparecer na primeira pagina do google! Para isso ou você investe em links patrocinados (como o Google Adwords e o Facebook Ads) ou aprende as melhores técnicas para otimizar o seu blog e o seu conteúdo para os motores de busca.

 

Como fazer seu blog aparecer na primeira pagina do google usando SEO

Segundo pesquisas de empresas e profissionais de SEO existem cerca de 200 fatores que os robôs do google levam em consideração na hora de rankear uma página. Neste artigo eu vou citar aqueles que considero fundamentais e que irão ajudar o seu blog a alcançar os primeiros resultados nas buscas. A ordem dessa lista é aleatória, todos os fatores mencionados possuem o mesmo nível de importância e devem ser cuidadosamente acrescentados em suas estratégias.

 

Conteúdo de qualidade

Se você está perdido e não sabe por onde começar, comece por produzir um conteúdo de alta relevância para seus visitantes. Não faça algo mais ou menos só pensando em SEO, produza algo que realmente vai ser útil para os usuários, algo que faça a pessoa sair do seu blog com aquela dúvida respondida, ou com aquela dificuldade sanada, algo que faça a pessoa dizer: ual! isso é bom! Isso me ajudou! Esse deve ser o seu objetivo, persiga-o incansavelmente em todos os posts que você elaborar. Pense primeiro no usuário, o resto virá naturalmente.

Vou tentar passar algumas dicas para que você aprenda a produzir um bom conteúdo, mas antes de mais nada você deve encontrar a sua forma de se expressar. Pode ser através de textos, vídeos, imagens, infográficos, podcasts, entre outros. Busque onde você se sinta mais confortável e desenvolva ali suas habilidades de comunicação com o seu público-alvo. Outra dica importante é que antes de transmitir conhecimento você precisa adquirir esse conhecimento. Leia os blogs que fazem parte do seu nicho de mercado, livros, faça cursos, veja vídeos no youtube, workshops, etc.

 

Como ter ideias para posts

Se você começou agora o seu blog e não faz ideia do que postar, fique tranquilo, muitos blogueiros passam por essa fase. Vou compartilhar com você duas ferramentas que vão te ajudar muito na hora de elaborar uma pauta. As duas são gratuitas.

OBS: É importante começar a trabalhar com as chamadas palavras-chaves de cauda longa, que são aquelas frases maiores. Geralmente nessas palavras-chaves a concorrência é menor. Essa palavra-chave deve ser usada no título do artigo, na url, na descrição, e algumas vezes ao longo do seu texto (sem exageros, 3 ou 4 vezes já está de bom tamanho)

 

Keyword Tool

Apesar de ser não estar em português essa ferramenta é bem fácil de ser utilizada. Primeiramente acesse o site da Keyword Tool. Você verá uma tela parecida com essa aqui abaixo. Confirme que o buscador é “Google.com.br” e que o idioma é “Português – Brasil”.

estratégias de seo

Digite a sua busca. Pode ser algo genérico como: como emagrecer, como ganhar na loteria, etc.

Depois clique na lupa para pesquisar

como otimizar meu blog

No nosso exemplo, a busca “como emagrecer” retornou 491 palavras-chaves que são buscadas mensalmente pelos usuários. Você pode escolher qualquer uma delas para ser o tema do seu post.

como colocar meu blog no google

 

SemRush

Para escolher uma boa palavra-chave você precisa de duas informações:

  • Quantidade de buscas mensais: quantas vezes esse termo foi buscado no Google
  • Quantidade de resultados: quantos blogs e sites possuem artigos com essa palavra-chave

Em outras palavras,  você precisa avaliar a demanda e a oferta daquela palavra-chave no mercado das buscas. E para isso eu recomendo o SemRush, uma das melhores ferramentas para fazer esse tipo de análise.

Essa é a página inicial do SemRush. No canto superior direito você tem uma opção para colocar o site em português. Verifique o idioma está em português (veja a bandeira do Brasil)

como usar semrush

Digite uma daquelas palavras-chaves que você escolheu no Keyword Tool e clique em “iniciar agora”

Aqui eu vou escolher “como emagrecer com saúde”

Já na visão geral ele me informa o volume (quantidade de buscas mensais) e o número de resultados.

como escolher palavra-chave

Clicando na aba “correspondência de frase” você vai visualizar um relatório com diversas palavras-chaves parecidas com a que você pesquisou. Nesse relatório você visualiza o volume, a quantidade de resultados e o nível de concorrência. Aqui o ideal é escolher uma palavra-chave que tenha um número de buscas significante, mas que não seja tão concorrida. O nível de concorrência vai de 0 a 100, quanto menor esse número menos concorrido é o termo.

como ter ideias para posts

 

Analise seus concorrentes

Uma vez definida a palavra-chave é hora de analisar a concorrência, ou seja, você vai acessar os primeiros resultados na busca do Google e ver o que eles estão fazendo. Aqui vele um alerta: você não vai, em hipótese alguma, copiar o conteúdo de seus concorrentes. O que você vai fazer é observar o conteúdo desses blogs, os tópicos abordados por eles, a forma de comunicação usada, se o post possui imagens, vídeos, infográficos, etc. Só nesse processo você já vai ter boas “sacadas” para produzir um conteúdo ainda mais completo que o de seus concorrentes. Mas não se esqueça, esse conteúdo precisa ser único (original).

Você pode também analisar de quais sites esses concorrentes conseguiram links e tentar buscar nesses mesmos sites os seus backlinks, conforme explico a seguir.

 

Link Building – Construa seu Links

Ok. Você tem um site lindo, com um conteúdo super interessante e que agrega valor aos seus leitores, mas seu blog não consegue se posicionar entre os primeiros resultados. O que fazer ?

Uma das for mas que você tem para fazer os mecanismos de busca “entenderem” que o seu blog possui relevância é através do Link Building (construção de links), ou seja, quantos sites possuem links apontando para o seu. O Google entende essa “recomendação” dos outros sites de forma positiva e conforme esse número de links vai aumentando o seu blog passa a ter mais relevância, dessa forma ele vai subindo nos resultados. Mas você não deve buscar links de qualquer site, links de sites com pouca relevância ou com conteúdo ruim podem acabar prejudicando o seu blog.

Veja Também:  Aula 4 - Como Fazer SEO

Se está começando agora e não sabe de quais sites buscar links você pode verificar da onde seus concorrentes estão conseguindo os links deles e tentar buscar os seus nesses mesmos endereços.

Para isso você vai usar o Open Site Explorer. Nessa ferramenta você consegue visualizar diversas informações importantes sobre um determinado site como a autoridade do domínio, a autoridade da página, a quantidade de backlinks que o site ou a página possui e de onde esses links são originados.

É bem simples de usar, basta acessar o site do Open Site Explorer, digitar a url do blog que deseja analisar (pode ser algum concorrente seu) e clicar em “search”.

Ele vai gerar um relatório informando de quais sites os links são originados e também vai te mostrar a página exata onde o link foi inserido.

como conseguir links

Se você quiser ver apenas quais domínios linkam para aquele blog basta clicar em “Linking Domains”

como fazer link building

 

Como conseguir links

 

Guestpost

Uma boa forma de conseguir links desses sites é através de guestpost. Você escreve um artigo (original) e oferece para esse site em troca de um link para o seu blog. É claro que nem todos vão aceitar, mas lembre-se que mais importante que a quantidade é a qualidade desses links. É muito melhor você ter 10 links de sites relevantes do que 100 links de sites sem nenhuma relevância. Tenha sempre isso em mente.

Com a estratégia de guestpost além de conseguir links para o seu blog você também você tem a oportunidade de gerar mais tráfego para o seu domínio e atingir um público que talvez você não alcançasse facilmente.

Todos os leitores daquele site vão visualizar o seu artigo e vão saber onde te encontrar, isso não só pode aumentar o número de visitantes em seu blog como também ajuda a ganhar autoridade no seu nicho de mercado.

Da mesma forma que você pode enviar artigos para outros blogs também pode aceitar receber artigos de parceiros em troca de um link para o blog deles.

 

Links quebrados

Navegando na internet você provavelmente já deve ter clicado em um link e para a sua surpresa apareceu uma página de erro. Isso acontece por diversas razões: o dono do site pode ter alterado a url da página, o conteúdo pode ser sido removido, o domínio do site pode ter expirado, entre outras. Esses links quebrados acabam sendo vistos pelos mecanismos de busca de forma negativa, o que acaba afetando o rankeamento.

Para utilizar essa estratégia de link building você irá pesquisar por links quebrados em sites do seu nicho de mercado e oferecer algum artigo do seu blog para que o dono substitua esse link. Para fazer essa análise você pode usar uma extensão para Chrome chamada Check my links.

Essa extensão faz um escaneamento da página que está aberta em seu navegador e destaca os links quebrados na cor vermelha. Os links válidos são destacados na cor verde.

como checar links quebrados

Depois basta localizar o link destacado em vermelho. Esse é o link quebrado.

link building links quebrados

Depois disso você pode enviar um e-mail para o dono do site ou blog e propor a substituição desse link pela ulr de um de seus posts. Dessa forma os dois lados ganham: ele corrige o erro e você ganha um backlink.

 

Velocidade de carregamento da página

Um site lento acaba atrapalhando a experiência do usuário, e o Google está sempre atento para isso, afinal, ele quer sempre entregar o melhor resultado para as pessoas que utilizam o seu buscador. Se o seu blog demora para carregar ele está perdendo posições valiosas. Recentemente fiz um artigo aqui no blog onde falo sobre a importância de se ter um site que carregue rápido. Você pode conferir esse post clicando aqui. Nesse artigo também explico como você pode deixar o seu blog mais leve e mais otimizado.

 

Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin para wordpress que te ajuda a otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca.  Basicamente, toda vez que você for escrever um artigo ele vai te mostrar um checklist, uma lista de itens que não podem ser esquecidos por quem deseja ter um bom posicionamento nos resultados do Google. Sempre que você for escrever um novo artigo você verá embaixo da caixa de edição algumas opções.

Em prévia da amostra você vai poder configurar como deseja que seu post aparece nas buscas do Google. Você pode editar o título e a descrição do artigo. Aqui é importante escolher um texto que chame atenção das pessoas. De nada adianta estar nos primeiros resultados do Google com um título e uma descrição totalmente sem graça. Logo abaixo você vai definir qual é a palavra-chave em foco desse post.

como editar a amostra seo

 

Com base na palavra-chave escolhida o plugin vai te fornecer uma lista com pontos importantes que devem ser observados. Se estiver com a bolinha verde é porque está tudo certo. Mas se tiver com a bolinha vermelha você deve procurar corrigir antes de publicar seu artigo.

como otimizar posts

 

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Se você gostou das dicas que eu passei e quer mais ajuda para colocar o seu negócio no topo do Google eu recomendo fortemente o Clube do Marketing Digital. Se trata de uma plataforma onde você terá acesso a diversos cursos que com certeza vão te ajudar a posicionar o seu blog nos primeiros resultados e fazer você gerar muito mais vendas.

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