Aula 4 – Como Fazer SEO

Como fazer SEO

O desejo de todo profissional que possui é ter o seu site na primeira página do Google, mas isso não é algo tão simples, afinal em todos os nichos de mercado há concorrência. É claro que alguns são mais concorridos que outros, mas independente do seu ramo de atuação é fundamental estar sempre antenado com as principais fundamentos da otimização de sites. De nada adianta produzir conteúdo de qualidade se o seu blog  não atente às regras de SEO. Pois isso como fazer SEO é o tema da nossa quarta aula.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization” (otimização para os motores de busca) e como o nome sugere ele diz respeito a tudo aquilo que deve ser feito para que um site ou blog atinja os primeiros resultados dos motores de busca, em especial, o Google.

Existem dois tipos de SEO:  o on page e o off page.

 

Como Fazer SEO On Page

O SEO on page trata de tudo aquilo que está dentro do seu site e pode afetá-lo, de forma positiva ou negativa. Velocidade do carregamento da página, estrutura das páginas, uso adequado de palavras-chaves e otimização de imagens são alguns dos pontos estudados aqui.

 

Planejamento da palavra-chave

Quando você escreve um artigo em seu blog é recomendável trabalhar com uma palavra-chave em foco, isto é, otimizar o seu conteúdo para que quando alguém fizer uma busca desse termo o seu post aparece nas primeiras posições. Para te ajudar nessa otimização indico o Yoast SEO, um plugin totalmente gratuito que vai te guiar no desenvolvimento de seus artigos visando os primeiros resultados do Google.

Alguns exemplos de palavra-chave:

 

Definindo a palavra-chave

Na hora de definir uma palavra-chave para seu post você pode usar o SemRush. Essa ferramenta analisa o termo e gera um relatório com a quantidade de buscas mensais e o nível da concorrência, além de oferecer outras opções de frases relacionadas.

Na página inicial você digita uma frase ou uma palavra-chave

com o usar o semrush

Clicando na guia “Phrase Match Report” você visualiza um relatório com diversos dados relevantes. Para definir a sua palavra-chave você precisa focar em duas colunas: Volume e Results. A primeira te mostra a quantidade de buscas mensais daquele termo, ou seja, quantas pessoas procuram  por aquilo (demanda). A segunda fornece quantos sites possuem conteúdo sobre esse termo, ou seja, a sua concorrência (oferta).

Você não deve começar a trabalhar com as palavras mais buscadas, pois elas são muito concorridas e muitas vezes essa concorrência é constituída por sites de alta relevância. Procure começar com as chamadas palavras “cauda longa“,  aquelas frases maiores e bem específicas. No exemplo abaixo poderíamos dizer que o termo “como emagrecer rápido em uma semana” é uma boa palavra-chave para ser utilizada.

 

como pesquisar palavra-chave

 

 

Otimização de imagens

O mecanismo de busca não reconhece imagens, ao carregar uma imagem em seu post é necessário sempre adicionar um title (título) e um alt text (texto alternativo). Essas edições também podem ser feitas dentro da sua biblioteca do wordpress.

Outro detalhe em relação às imagens é que elas devem ser reduzidas, para gerarem manos impacto no tempo de carregamento da página. Para isso você pode utilizar este site para fazer as reduções antes de carregar as imagens para o seu wordpress ou pode instalar o plugin WP Smush, que automaticamente reduz o tamanho das imagens que são adicionadas à biblioteca.

 

Velocidade do carregamento da página

Você sabe quanto tempo o seu site ou blog demora para carregar por completo? Essa é uma informação que deve ser constantemente monitorada por todos os profissionais que almejam obter mais tráfego orgânico. Um site que demora muito para carregar acaba por prejudicar a experiência do usuário, que é um dos critérios mais importantes utilizados pelo Google para rankear sites.

E como melhorar a experiência do usuário?

Tenha em seu site ou blog apenas o que  for altamente necessário. Evite instalar muitos plugins e use os widgets com cautela. Quanto mais limpo o seu blog for mais agradável ele será se ler.

Outro fator que ajuda na experiência do usuário são as postagens relacionadas, que oferecem no final de cada artigo uma série de posts que podem ser do interesse do leitor (posts da mesma categoria ou tag). Essa funcionalidade pode ser inserida facilmente com o plugin WordPress Related Posts.

Você também pode recomendar posts relacionados dentro do artigo com o plugin Inline Related Posts

Recomendo também o uso do WP Total Cache. Esse plugin guarda em cachê diversas informações sobre o seu blog, reduzindo drasticamente o tempo de carregamento da página e melhorando a experiência de navegação do usuário. Você pode verificar o desempenho de seu site através do PageSpeed Insights

Veja Também:  Como Fazer seu Blog Aparecer na Primeira Página do Google

 

Plugin Yoast SEO

O Yoast SEO é um dos plugins mais famosos no que diz respeito a otimização de artigos para os mecanismos de busca. Uma vez configurado ele oferece diversas dicas que podem melhorar a otimização do seu blog, além de listar uma série de itens que devem ser verificados sempre que você postar um novo artigo.

Para instalá-lo basta acessar o diretório de plugins do seu wordpress e procurar por “Yoast SEO”

Como fazer SEO

 

Depois de instalado vá até a aba “Geral” e clique em “Abrir o assistente de configuração”

Como usar yoast seo

 

Na próxima tela clique em ” Configurar Yoast SEO” e siga as orientações para configurar o plugin

como configurar yoast seo

 

Como fazer SEO Onpage nos posts

Perceba que logo abaixo do box de edição do post surge uma guia nomeada “Yoast SEO”. Nela você consegue editar a amostra, que é a forma que seu artigo aparecerá nos resultados de busca. Você pode editar o título e a descrição do post.

Mais abaixo você deve definir uma palavra-chave em foco, ou seja, para qual termo você está trabalhando para rankear esse post.

SEO onpage - configurando amostra

 

Com base no texto que você escreveu e na palavra-chave escolhida o plugin vai gerar uma série de itens importantes para a otimização. Aqueles em verde indicam que o item está presente e afetará positivamente o rankeamento da página. Aqueles em vermelho devem ser corrigidos antes da publicação do artigo.

checklist seo wordpress

 

 

Como Fazer SEO  Off Page

Do outro lado da balança, nós temos o SEO Off Page, que questiona principalmente o Link Building (construção de links) , ou seja, a quantidade de sites que apontam para o seu domínio. Quanto mais sites linkando para você melhor. E quanto mais autoridade esses sites possuírem mais chances você tem de alcançar as primeiras posições. Esse é o principal critério usado pelos mecanismos de busca para medir a relevância de uma página.

Relevância da página = Quantidade de links x valor dos links (de onde eles vêm)

 

Como Conseguir Links

Pra começar vou dizer o que você não deve fazer para conseguir links:

  • Não faça troca de links
  • Não compre links
  • Não faça spam

 

O que  você deve fazer para conseguir links

 

Produza Conteúdo de Qualidade

O tempo que o visitante permanece em sua página é um dos fatores que os mecanismos de busca observam. Quanto melhor for o seu conteúdo mais tempo o leitor ficará  em seu site, isso tem um impacto gigantesco no rankeamento. E além disso se o seu conteúdo for bom, as pessoas vão indicá-lo, vão curtir no Facebook, compartilhar no Twitter ou no Google +. Todos esses links são importantes.

Outra estratégia que você pode fazer para ganhar links é escrever artigos para outros blogs, o chamado Guestpost. Basta entrar em contato com o dono do blog e perguntar se ele aceita posts de convidados. Não se esqueça de colocar um link para o seu blog nesse post.

Procure conseguir links de blogs relevantes. Você pode usar o Open Site Explorer fazer a análise de diversos blogs dentro do seu nicho de mercado e ver de quais vale a pena conseguir links.

Dois dados devem ser observados com muita atenção: o Domain Authority (autoridade do domínio) e o Page Authority (autoridade da página pesquisada). Esses valores vão de zero a cem e quanto mais alto mais relevante é o site.

Analisando, por exemplo, o site do SemRush temos o seguinte relatório:

como conseguir links

Observe que a autoridade do domínio é 83, altíssima!

Podemos afirmar com toda certeza que este é um site relevante.

 

Conclusão

O SEO tem alto impacto nos negócios online. Uma empresa que se mantém atualizada com as melhores práticas de otimização está um passo a frente de seus concorrentes.

Nessa série de artigos você aprendeu a importância do Blog, do Email Marketing e do SEO para o seu negócio online. Se você quer se aprofundar nos estudos desses temas e levar o seu negócio para o próximo nível, recomendo fortemente o Clube do Marketing Digital, do meu amigo Gustavo Freitas.

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